Dica OED: Procura de Emprego

  • Voltar Atrás
  • 17 de março de 2021

A procura de emprego é um processo desafiante e as nossas técnicas deixam-lhe algumas dicas.

Seja positivo e confie em si mesmo 

Nada mais cativante para um empregador do que um profissional que confia em si mesmo e nas suas capacidades. 

Portanto, uma dica valiosa para quando procura emprego é desenvolver a sua confiança. Para isso, pode procurar conteúdos em blogs, livros, vídeos no YouTube ou palestras motivacionais. 

Desenvolva o seu autoconhecimento 

Identifique e escreva quais são os seus pontos de interesse, quais as suas qualidades, os seus valores, necessidades e hábitos de trabalho. Se estiver bem ciente da sua personalidade, é mais fácil para si determinar qual o emprego ideal para si. 

Tenha um objetivo 

Que tipo de função é que pretende desempenhar? Que tipo de atividades é que lhe dão mais prazer em executar? Qual a empresa indicada para si? Tem preferência em arranjar um emprego na sua zona geográfica, ou para si tanto faz ser perto de casa ou a quilómetros de distância? Saiba primeiro o que quer antes de começar a procurar. Se souber o que quer logo à priori, a procura de emprego vai ser mais fácil para si. 

Pense num trabalho que deseja, que corresponda ao seu perfil académico ou que requer competências nas quais é muito bom e se destaca. 

Faça Networking (tradicional e linkedin) 

Fazer networking é trocar conhecimentos, fazer colaborações – não apenas entregar um cartão ou adicionar-se como amigo numa rede social. 

Tenha interesse em conhecer pessoas que trabalham na sua área de procura de emprego e que, futuramente, possam recomendá-lo na empresa onde trabalham, por exemplo. 

O LinkedIn tem mais de 720 milhões de utilizadores em todo o mundo. A rede social é, provavelmente, o melhor aliado para quem procura novas oportunidades. Não se esqueça de estabelecer uma sólida rede de contactos, que o vão manter atualizado de possíveis ofertas de emprego e chamar a atenção de possíveis recrutadores. 

Use as redes sociais 

As redes sociais são muito úteis para encontrar um emprego. 

Todos os dias, muitos empregadores vão à internet para encontrar profissionais e preencher as suas vagas. Por isso, é importante que crie um perfil nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, que é focada para o ambiente profissional. 

Certifique-se de colocar uma imagem no perfil na qual demonstre profissionalismo, destaque suas principais competências, indique o seu nível de formação e experiência anterior. 

Use sites de procura de emprego 

Na internet, pode encontrar múltiplos sites para encontrar trabalho que podem ajudá-lo a descobrir vagas de acordo com seu perfil profissional, localização e, inclusive, de acordo com as funções que gostaria de exercer. 

Elabore um bom curriculum 

Às vezes, até mesmo o melhor dos profissionais, com todas as competências necessárias para preencher uma vaga, é descartado pelos empregadores por causa de um currículo mal elaborado. 

Isso acontece porque o currículo funciona como uma janela de apresentação do candidato, resumindo todas as suas qualificações. 

É necessário que seu currículo seja capaz de mostrar à empresa que é o candidato ideal para preencher a necessidade dela. Então, destaque os seus pontos fortes para que, uma vez que for lido o currículo, o empregador pense que você é a pessoa que ele está à procura. 

Melhore e atualize as suas competências 

Para encontrar um bom trabalho, continue a sua formação e inscreva-se em cursos ou workshops que permitam expandir o seu currículo. Este é um aspeto fundamental para poder competir no mercado de trabalho atual. Os trabalhadores que não se atualizam acabam por ser ultrapassados. Num mundo tão mutável, temos de continuar a reinventar-nos. 

Tenha paciência e não desanime 

Estar sem emprego é mau. Mas procure ser paciente e tenha em mente que pode demorar até que encontre um novo trabalho. 

Apesar dessa procura ser cansativa, mantenha o pensamento positivo e não desanime. Siga todas as dicas anteriores e esteja sempre preparado para processos seletivos. 

 

(Imagem: Sapo Lifestyle)